Lady Tempestade. A força de uma mulher contra a ditadura — e sua ligação surpreendente com Natal e o RN

Estrelada por Andrea Beltrão e aclamada como um dos maiores sucessos de 2024/2025, a peça Lady Tempestade revive a trajetória poderosa e ainda pouco conhecida de Mércia Albuquerque Ferreira,  advogada pernambucana que, durante os anos da ditadura militar no Brasil, defendeu mais de 500 presos políticos.

O espetáculo, dirigido por Yara de Novaes e escrito por Silvia Gomez, nasceu a partir dos diários de Mércia. Esses registros – íntimos, corajosos e profundos – chegaram às mãos dos realizadores da peça por meio de Roberto Monte, economista cearense radicado em Natal há quase quatro décadas e fundador da plataforma DHNET (voltada à promoção de direitos humanos, cultura e cidadania).

Em 2021, Monte publicou Diários de Mércia Albuquerque (1973–1974) pela editora potiguar Potiguariana. Essa obra foi um dos pontos de partida para a dramaturgia que hoje emociona plateias pelo país. Andrea Beltrão, inclusive, tem mencionado com frequência a importância da contribuição de Roberto Monte em entrevistas recentes à imprensa nacional — como na edição de maio do programa Roda Viva.

Em 2001, Mércia Albuquerque, recebeu os títulos de Cidadã Natalense e Cidadã Norte-Riograndense, em virtude de sua luta e defesa de presos e presas políticas no RN.

Lady Tempestade está atualmente em cartaz em palcos do Sul e Sudeste e, segundo o site InfoTeatro, negocia datas para percorrer o Nordeste nos meses de outubro e novembro. Recife e Fortaleza já estão praticamente confirmadas. Apesar da conexão profunda com Natal, a capital potiguar corre o risco de ficar de fora da temporada nordestina.

Para quem não quiser esperar (ou correr o risco de perder), a história de Mércia já está disponível em versão literária. O livro Lady Tempestade, da editora Cobogó, escrito também por Silvia Gomez a partir da dramaturgia do espetáculo, pode ser facilmente encontrado em plataformas como a Amazon.

Também é possível saber mais sobre a história da advogada acessando o Memorial Online dedicado à Mércia Albuquerque hospedado no Portal DHNet, que conta com um amplo arquivo de fotos, vídeos e outros documentos.

https://www.dhnet.org.br/mercia/index.html

Compartilhe: