
O Batuque de Mulheres do GAMI-RN é um projeto sociocultural que utiliza a música, especificamente a percussão, como ferramenta de empoderamento e transformação social para mulheres. O projeto visa criar um espaço de acolhimento, aprendizado e convivência para mulheres de diversas idades e histórias de vida, promovendo o empoderamento, autoconhecimento e a valorização da cultura local através do tambor e da música.
Em 2025, através do edital cultural “Transformando Energia em Cultura” do Instituto Neoenergia, o Batuque de Mulheres do GAMI-RN levará arte e sustentabilidade à diversas comunidades da cidade de Natal/RN e Região Metropolitana com o “Batuque Sustentável na Estrada”. Com uma programação que conta com atividades formativas e de apreciação musical e audiovisual, o Batuque Sustentável na Estrada irá proporcionar a troca de saberes entre as comunidades e o intercâmbio cultural entre os participantes do evento.
“O Batuque Sustentável na Estrada abre caminhos de integração sociocultural das comunidades de Natal. Atravessando a ponte da cidade, ligando a zona norte à zona sul, estaremos levando muita energia e sustentabilidade através da oficina de confecção de instrumento musical com materiais reutilizáveis, seguida do nosso cortejo cultural nas ruas da comunidade da Vila de Ponta Negra, convidando toda a comunidade a se envolver com nossa força feminina através da batucada.” (Rafaela Brito, coordenadora do Batuque de Mulheres e agente cultural responsável pelo Espaço Cultural Cores que Tocam).
Neste domingo (17), o Batuque Sustentável na Estrada vai até à Vila de Ponta Negra, comunidade tradicional localizada na zona sul da cidade de Natal/RN. O evento acontecerá no Espaço Cultural Cores que Tocam e no Ponto de Cultura Casa da Vila, com uma programação diversificada que conta com roda de conversa, oficina de confecção de instrumento, cortejo percussivo e mostra audiovisual.
O projeto Batuque de Mulheres do GAMI – Etapa 2025 tem o patrocínio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, da Fundação José Augusto, da Neoenergia Cosern e do Instituto Neoenergia, através da Lei Câmara Cascudo. A realização é da Cores Que Tocam Produções e do GAMI – Grupo Afirmativo de Mulheres Independentes. A produção é da Guria Produtora e da Pólen Aceleradora. Apoio do Festival Camomila.
SERVIÇO
Batuque Sustentável na Estrada
Local: Espaço Cultural Cores Que Tocam (R. Antônio Cesário da Costa, 05, Vila de Ponta Negra, Natal/RN) e Ponto de Cultura Casa da Vila (R. Francisco Simplício, 562, Vila de Ponta Negra, Natal/RN).
Hora: 14h
Valor: Entrada Gratuita
Data: 17/08/2025
Instagram: @batuquedemulheres @gamimulheres
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
14h – Roda de Conversa: Mulher na Percussão
Local: Espaço Cultural Cores que Tocam – Rua Antônio Cesário da Costa, 05
14h45 – Oficina de Confecção de Instrumento: Ganzá de PET
Local: Espaço Cultural Cores que Tocam – Rua Antônio Cesário da Costa, 05
Inscrições: https://forms.gle/8kkjiDKqFjjsSxnB9
Orientações: solicitamos que cada participante traga duas garrafas PET de 500ml (ou do tamanho que tiverem), higienizadas, para a realização da atividade. As garrafas precisam ser idênticas (mesmo formato e tamanho) para garantir o encaixe delas.
Obs: esta atividade é exclusiva para mulheres.
15h30 – Cortejo/Aula Show: Batuque de Mulheres
Início do cortejo: Espaço Cultural Cores que Tocam – Rua Antônio Cesário da Costa, 05
Final do cortejo: Ponto de Cultura Casa da Vila – Rua Francisco Simplício, 562
16h – Mostra Audiovisual
– Mais Mulheres – Batuque de Mulheres feat. Khrystal (2022) – Videoclipe
– Saudade da Preta – Batuque de Mulheres feat. Rafaela Brito e Pretta Soul (2023) – Videoclipe
– Amor, Resistência e Tambor (2024) – Documentário
Local: Ponto de Cultura Casa da Vila – Rua Francisco Simplício, 562
17h – Encerramento