Empreendimento reforça compromisso ambiental com ações destinadas aos clientes e aos lojistas ao longo do ano; saiba o que e onde descartar resíduos no empreendimento

Reciclar é um hábito cada vez mais fácil para quem frequenta o Natal Shopping. Por isso, em 2025, o empreendimento destinou mais de 280 toneladas de resíduos para reciclagem, reaproveitamento ou descarte de forma ambientalmente correta. O volume, resultado de um conjunto de ações que envolvem lojistas, operações internas e a participação dos clientes, é oito toneladas maior que o registrado em 2024.
Entre os principais materiais estão 108 toneladas de papelão e 58 toneladas de outros recicláveis, como ferro, cobre, papel branco, isopor e aerossóis. O shopping também destinou corretamente 16,5 toneladas de plástico, 3,1 toneladas de alumínio, 1,2 tonelada de vidro e 1,9 tonelada de lâmpadas fluorescentes, material que exige manejo específico para evitar impactos ambientais.
O principal ponto de apoio para o cliente é o Hub de Reciclagem, localizado na Praça de Alimentação, onde qualquer pessoa pode descartar resíduos gerados dentro de casa. O espaço é utilizado também para o descarte de cápsulas de café, pilhas e óleo de cozinha usado.
De acordo com Felipe Furtado, superintendente do empreendimento, os números refletem um trabalho contínuo de educação ambiental e investimento em infraestrutura para incentivar o descarte correto.
“Realizamos um trabalho de duas vias, uma com apoio dos lojistas e outra com os clientes, que têm à sua disposição o Hub de Reciclagem. Isso que faz a verdadeira diferença: mantermos o nosso compromisso com a redução dos impactos ambientais e também o incentivo a hábitos mais sustentáveis no dia a dia da população”, relata.
Resíduos orgânicos viram adubo
No eixo de reaproveitamento de resíduos orgânicos, apenas em 2025, o Natal Shopping destinou 94,8 toneladas de resíduos de alimentos para a compostagem, reduzindo significativamente o envio de rejeitos a aterros sanitários.
O empreendimento alcançou esse número ao transformar os restos de comida descartados nas bandejas dos clientes em adubo e húmus orgânico, em uma parceria com a empresa Minhocário do Berg.
Outro resultado relevante foi o processamento de 116 litros de óleo de cozinha, transformados em matéria-prima para a fabricação de sabão, em parceria com iniciativas sociais. Todos os produtos gerados a partir dos resíduos orgânicos ficam à venda na loja Sustentabilidade Transforma, no piso L1, em frente à farmácia Pague Menos.
Educação ambiental
Além das práticas ambientais dentro das paredes do empreendimento, o Natal Shopping também aposta na educação como ferramenta de transformação. Por meio do projeto Naty nas Escolas, o empreendimento leva a mascote Naty para instituições públicas de ensino infantil, promovendo atividades educativas com foco em educação ambiental e atitudes conscientes.
A programação inclui a apresentação de uma peça teatral e a distribuição gratuita do livro “Naty e a Natureza”, com mensagens sobre uso racional da água, descarte correto do lixo e a valorização de patrimônios naturais e históricos da cidade, como o Parque das Dunas e o Forte dos Reis Magos. Gestores escolares que desejarem receber o projeto podem entrar em contato pelo e-mail: marketing.nat@natalshopping.com.br


