Conferência Livre de Circo discute os rumos da cena circense em Natal

Evento é voltado à reflexão, articulação e construção coletiva de ações para o fortalecimento do circo no estado


Depois do sucesso da Conferência Livre de Música, o Comitê de Cultura do Rio Grande do Norte em parceria com a Setorial de Circo promove a Conferência Livre de Circo. O evento é gratuito e será realizado no Circo Bisteca e Bochechinha no Shopping Via Direta nos dias 8 e 9 de agosto.

A conferência vai reunir artistas, produtores, gestores públicos e agentes culturais e é voltado à reflexão, articulação e construção coletiva de ações para o fortalecimento do circo no estado.

“A realização desta Conferência Livre de Circo representa um marco fundamental para o fortalecimento da articulação entre os trabalhadores e trabalhadoras da linguagem circense no Rio Grande do Norte. Trata-se de um momento de escuta qualificada, de encontro entre diferentes gerações e territórios, em que podemos nomear nossas urgências, traçar caminhos para políticas públicas eficazes e reforçar nossa representatividade enquanto setor. Apesar dos desafios, seguimos mobilizados, unindo saberes populares, artistas independentes, mestres e mestras, circos itinerantes e espaços formativos. A conferência é um passo essencial para consolidar o circo como uma linguagem artística viva, pulsante e indispensável no nosso território potiguar”, declara Poliana Carcará, artista, professora de acrobacias aéreas e artes do corpo, gestora do Motriz Ateliê Circense e integrante da Setorial de Circo do RN.

No primeiro dia, sexta-feira (08/08), as atividades têm início às 13h com o credenciamento e acolhida. Às 14h acontece a abertura institucional com a apresentação da conferência e a composição da mesa com representantes da Fundação José Augusto (FJA), FUNCARTE, SECULT e da Setorial de Circo do RN.

Às 14h30 tem início a Mesa 1 – Panorama do Circo no RN: Realidades, Redes e Resistências, com a participação de artistas de circos itinerantes como Nil Moura (Circo Grock) e Luciano Cebolinha (APOCIRCO); representantes de espaços independentes e escolas de circo como Rodrigo Silva (ADZN – Circo Social); mestres da cultura circense potiguar como Marlene Campelo (Los Campellos) e o Palhaço Facilita; além de jovens artistas em formação como Amora Maux e Janielle Alline (Espaço Multicultural Cia Encanto).

Na sequência, das 15h45 às 17h, ocorre a Mesa 2 – Políticas Públicas e Legislação para o Circo, com a presença de gestores da FJA, FUNCARTE, SECULT/RN e MINC; parlamentares como Daniel Valença, Divaneide Basílio e Isolda Dantas; representantes de fóruns de cultura, como Tatiane Fernandes (Fórum de Cultura); e integrantes da Setorial de Circo, como Renata Marques e Diego Ventura.

Encerrando o ciclo de debates do dia, das 17h às 18h, acontece a Mesa 3 – Mulheres do Circo: Formação, Território, Riso e Saberes como Forma de Permanência, com ênfase em resistência, autonomia, gestão de espaços e comicidade. Participam Gena Leão (Circo Grock), Juliana Modro (Palhaça-Ria), Joriana Pontes (Cia Bagana), Poliana Carcará (Formação Continuada e Escolas Livres de Circo), Arara (artista urbana e negritude no circo), Carol Carvalho (festivais, Semana do Circo e gestão cultural) e Sheila Maria (Logan Circo).

A partir das 19h, acontece a Noite Cultural, com uma Varieté Circense composta por apresentações de números diversos.

No segundo dia, sábado (09/08), a programação inicia às 9h com Grupos de Trabalho (GTs) simultâneos, que se reúnem até as 10h30. Em seguida, das 10h30 às 11h, ocorre a sistematização interna dos GTs. Às 11h, tem início a Plenária Final, com a apresentação das propostas construídas nos grupos e pactuação coletiva. Entre 12h e 13h, acontecem os encaminhamentos, moções e deliberações finais. O encerramento está previsto para acontecer entre 13h e 13h30.

A Conferência Livre de Circo é uma ação do Comitê de Cultura do RN, coordenado pelo Grupo Facetas, Casarão da Poesia e Companhia Cultural Ciranduís, através do Programa Nacional dos Comitês de Cultura do Ministério da Cultura e Governo Federal. Apoio: Setorial do Circo

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

I Conferência Livre de Circo do RN
Por uma política pública do circo permanente

Programação:

Dia 1 – Sexta-feira (08/08)
13h00 – 14h00 – Credenciamento – Acolhida e distribuição de material da conferência.
14h00 – 14h30 – Abertura Institucional e Apresentação da Conferência – Boas-vindas e composição da mesa com representantes da FJA, FUNCART, SECULT, Setorial

14h30 – 15h45 – Mesa 1 – Panorama do Circo no RN – Realidades, Redes e Resistências – Convidados(as):

  • Artista de circo itinerante (representante de circo de lona) –Nil Moura, Cebolinha (APOCIRCO)
  • Gestor(a) de espaço independente ou escola de circo no RN – Rodrigo Silva (adczn – circo social)
  • Mestre(a) tradicional da cultura circense potiguar – Marlene campello, Facilita
  • Jovem artista em processo de formação – Amora Maux, janielle alline (espaço multicultural cia encanto)

15h45 – 17h00 – Mesa 2 – políticas públicas e Legislação para o circo

  • Com gestores, FJA, FUNCARTE, SECULT/RN, MINC
    parlamentares – Daniel Valença, Divaneide, Isolda, MinC
    fóruns de cultura – Tati Fernandes
    representantes da setorial – Renata Marques, Diego Ventura

17h – 18h – Mesa 3 – Mulheres do Circo: Formação, Território, riso e Saberes como forma de permanência
Ênfase: resistência, autonomia, gestão de espaços e comicidade

  • Gena leão
  • Juliana Modro
  • Joriana
  • Poliana Carcará
  • arara
  • Carol
  • Sheila (Logan circo)

19h – noite varieté circense – palco aberto

Dia 2 – Sábado (09/08)
09h00 – 10h30 – Grupos de Trabalho (GTs) simultâneos
10h30 – 11h00 – Sistematização interna dos GTs
11h00 – 12h00 – Plenária final – Apresentação dos GTs e Pactuação
12h00 – 13h00 – Encaminhamentos, Moções e Deliberações
13h00 – 13h30 – Encerramento

SERVIÇO
Conferência Livre de Circo
📅 Data: 8 e 9 de agosto
📍 Local: Circo Bisteca e Bochechinha
Entrada gratuita

Compartilhe: