Micro-ônibus adaptado mistura galeria de arte, museu de engenhocas, ateliê e oficina, e vai circular por Natal até 28 de agosto oferecendo atividades gratuitas e acessíveis

O projeto inovador Hacklab Volante já está em Natal oferecendo uma mistura de arte, tecnologia, criatividade e sustentabilidade até o dia 28 de agosto. O micro-ônibus, que funciona como uma galeria de arte itinerante, museu de engenhocas e ateliê, está percorrendo as zonas da cidade com atividades gratuitas e acessíveis para o público.
O Hacklab Volante é uma verdadeira escultura eletrônica ambulante, que mistura jogos eletrônicos, arte sonora, esculturas mecânicas e sintetizadores, e destaca-se por sua sinalização artística vibrante. A exposição conta com mais de 20 obras de artistas brasileiros e internacionais, incluindo Fred Paulino, Guto Lacaz, Arthur Joly e Sara Lana.
Segundo Fred Paulino, idealizador e coordenador geral do projeto, o Hacklab Volante se propõe a “discutir a tecnologia como ferramenta de transformação social, a fim de estimular o pensamento crítico e promover o acesso e a melhor compreensão do público em geral ao universo eletrônico”.
Até o dia 28 de agosto, o Hacklab Volante estará em diversos pontos da cidade, incluindo praças, centros culturais e escolas públicas, onde serão promovidas oficinas para os alunos. As visitas ao “busão” são guiadas por monitores, que explicam o conceito científico e artístico de cada obra, e também abordam temas como energias renováveis, tecnologias sustentáveis e cultura de reaproveitamento. Além disso, o projeto inclui recursos de acessibilidade, como rampa para cadeirantes e audioguia para deficientes visuais, garantindo que todos possam aproveitar a programação.
O Hacklab Volante é uma realização do Gambiologia e integra o Circuito Funarte de Artes Visuais Marcantonio Vilaça 2023, parte do Funarte Rede das Artes – Programa de Difusão Nacional, promovido pela Fundação Nacional de Artes (Funarte), vinculada ao Ministério da Cultura (MinC).
Sobre o Hacklab Volante
O Hacklab Volante foi criado em 2022 pelo coletivo Gambiologia, em Minas Gerais, e, desde então, já percorreu diversas cidades brasileiras. Este laboratório itinerante combina arte e tecnologia para promover a sustentabilidade e a inclusão, levando experiências de formação para públicos diversos, com foco em inovação e acessibilidade.
O que é a Gambiologia?
O coletivo Gambiologia investiga e aplica o conceito de gambiarra na arte contemporânea. Com mais de 15 anos de existência, o Gambiologia se tornou um coletivo que une arte, educação, design e sustentabilidade, estimulando a criatividade e o reaproveitamento de materiais na criação de novas soluções e expressões artísticas.
Programação
- 22/08: Centro Social Pe. João Perestrello (Mãe Luiza), das 15h às 21h
- 24/08: Complexo Cultural Rampa (Santos Reis), das 13h às 19h
- 27/08: Escola Professor Antônio Pinto de Medeiros (Pitimbu)
- 28/08: UERN (Potengi), 9h às 12h e 14h às 17h